quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Arctic Monkeys

Biografia da banda:

Arctic Monkeys é uma banda britânica de Indie Rock formada em 2002 no subúrbios de Sheffield, Inglaterra. A banda é geralmente considerada parte da cena indie rock, assim como as bandas contemporâneas The Libertines, The Strokes e Franz Ferdinand. Atingiram o sucesso através de fitas demo e compartilhamento de arquivos.
Após ganharem suas guitarras no natal de 2001, os vizinhos Alex Turner e Jamie Cook montaram uma banda com seus amigos da escola, Andy Nicholson, que tocava baixo, e Matt Helders, a quem sobrou ser o baterista.
Sob o nome Bang Bang, eles tocavam covers de bandas como Led Zeppelin e cantavam com sotaque estadunidense. Após Alex assumir o vocal e a tarefa de escrever canções (ele na verdade já tinha algumas prontas), eles mudaram o nome da banda para Arctic Monkeys.
Após alguns dos primeiros concertos, em 2003, eles começaram a gravar CDs demos e distribuí-los para o público. Como a oferta era limitada, os fãs copiaram as canções e as disponibilizaram pela internet. Até um perfil da banda no site MySpace foi criado, tudo sem que os próprios membros estivessem cientes. Graças a essa divulgação viral pela grande rede, logo não apenas os amigos, mas centenas de pessoas cantavam todas as letras nos concertos.
Em 2004, sua popularidade chamou a atenção da BBC Radio One e da imprensa britânica. Mark Bull, um fotógrafo amador local filmou uma apresentação ao vivo e fez o videoclipe para Fake Tales of San Francisco, lançando-o no seu site, juntamente com a coletânea Beneath the Boardwalk.
Em maio de 2005 a banda lançou seu primeiro EP, Five Minutes With Arctic Monkeys, com apenas 1500 cópias em CD e 2000 em Vinil de 7”, mas também disponível na iTunes Music Store. Em junho assinaram contrato com a domino records e logo depois, tocaram no Carling Stage, palco dos festivais de Reading e Leeds reservado para bandas menos conhecidas.
Em outubro, o primeiro lançamento pela Domino, I Bet You Look Good On The Dancefloor, foi direto para o primeiro lugar nas vendas de compactos do Reino Unido, com 38.962 cópias. No mesmo mês, estamparam sua primeira capa da revista New Musical Express.
O segundo compacto, When the Sun Goes Down, saiu em 6 de janeiro de 2006 e vendeu 38.922 cópias, novamente alcançando o topo das vendas.
Mesmo com o vazamento na Internet e o intenso compartilhamento de arquivos, o álbum de estreia Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, lançado em 2006, alcançou cifras recordes de venda. As 120 mil cópias no Reino Unido só no primeiro dia ultrapassavam a soma de todos os outros álbuns do “top 20” do país nessa data, e a primeira semana foi fechada como 363.735 cópias.
Sem deixar a poeira baixar, em abril de 2006 lançaram um EP com cinco faixas, Who the Fuck Are Arctic Monkeys. Apesar das altas vendas, o linguajar sujo das canções resultou em baixas execuções no rádio, o que não incomodou a banda. Logo após o lançamento do EP, a banda apresentou um novo baixista, Nick O’Malley. Incialmente, Nick apenas substituiria Andy na turnê pelos Estados Unidos, mas depois foi anunciado que ele tinha deixado a banda em definitivo.
Em agosto, lançaram Leave Before the Lights Come On, o primeiro compacto a não alcançar o primeiro lugar de vendas. Pouco depois, o álbum Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not ganhou o Mercury Prize, deixando para trás álbuns como The Eraser de Thom Yorke, The Back Room dos Editors e Black Holes and Revelations do Muse.
Em abril de 2007, lançaram Favourite Worst Nightmare de tal expectativa que foram feitas 400 mil cópias na Grã-Bretanha.
O novo CD foi um sucesso, com músicas como Fluorescent Adolescent e Teddy Picker.
Em agosto de 2009 foi lançado o disco Humbug, diferente de todo o material que eles haviam produzido até então, com um tom agora mais sombrio e adulto que antes. O quarto álbum “Suck It and See” vazou na internet no dia 17 de março de 2011.
Curiosidades:
– Noel Gallagher, do Oasis, que tem fama de alfinetar diversas bandas da Inglaterra, andou defendendo os Arctic Monkeys. Segundo Noel, a banda merece todo o seu sucesso já que tem letras maravilhosas: “Os Monkeys são legais. Não são estúpidos como boa parte das bandas por aí. ‘I Bet You Look Good on the Dancefloor’ é um grande nome para uma música.”
– Nick O’Malley já foi confundido com Billie Joe Armstrong, vocalista da banda de punk rock Green Day.
– Alex Turner foi eleito pela publicação musical inglesa NME como ‘o homem mais cool do planeta’.
– Arctic Monkeys foi eleito por uma das revistas mais respeitadas do mundo da música — a Q Magazine, como “A Melhor Banda da Atualidade”, superando bandas como U2 e Foo Fighters.
– Alex Turner tem um projeto paralelo, juntamente com Miles Kane, que se chama The Last Shadow Puppets.
– David Bowie, Mick Jagger e Noel Gallagher, dizem ser fãs declarados do Arctic Monkeys.
– O quarteto já era uma febre no Reino Unido antes mesmo de lançar seu primeiro álbum, ‘Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not’.
– O vocalista do Arctic Monkeys, Alex Turner, foi indicado a quatro prêmios Mojo, em 1º de maio de 2008. Duas de suas indicações são com a banda mais conhecida e as outras com seu projeto paralelo The Last Shadow Puppets.

Os Integrantes:
Alex Turner:
Alexander David Turner, mais conhecido como Alex Turner, nascido no dia 6 de Janeiro de 1986, é o vocalista, compositor e guitarrista da bandaArctic Monkeys. Juntamente com Nick O’malley e Matt Helders, Alex freqüentou a Stockbridge High School. Ganhou sua primeira guitarra no natal em 2001. Turner trabalhou em um bar onde bandas desconhecidas faziam pequenos shows. Ele diz: “Realmente me irritava quando bandas vinham e diziam ‘nós temos CDs lá atrás para vender, 3 libras cada’, você pensa ‘Foda-se, quem vocês pensam que são?’”. Deste modo Arctic Monkeys começou a distribuir em seus shows cópias grátis de seu CD demo, o que eventualmente os conduziu ao sucesso.
Alex vem sendo comparado a Jarvis Cocker por muitas das composições que escreve sobre sua própria vida e pelas coisas que têm acontecido àqueles que o rodeiam. Eles têm outras semelhanças, como por exemplo, o fato de ambos serem de Sheffield.
Alex mantém uma vida muito privada. Segundo os outros membros de sua banda, Alex raramente comenta sobre seus relacionamentos, embora em Dezembro de 2005 uma foto dele beijando sua então namorada Johanna foi publicada na Rolling Stone. A revista Blender o descreveu como “o menos comunicativo da banda”. Ele é conhecido por tocar uma Fender Stratocaster de cor ‘arctic white’. Qualquer relação entre o nome da banda e a cor da guitarra de Alex ainda é desconhecida.
Turner escreveu seis músicas para Submarine, o filme de estréia de Richard Ayoade, um amigo e diretor de vários videoclipes dos Arctic Monkeys. A trilha sonora (Submarine EP) foi lançada dia 18 de Março de 2011, nos EUA e no Reino Unido. 

Jamie Cookie:
Jamie Phillipp Cook (8 de julho de 1985) é natural de Sheffield (England) e é o guitarrista dos Arctic Monkeys. Era vizinho de Alex Turner e aprenderam juntos a tocar guitarra. Foi fichado na polícia uma vez, por beber e causar desordem, quando voltava de um pub, em seu aniversário de 19 anos.
Possui o apelido de “Cookie” e é considerado o membro mais sincero e direto da banda, já tendo falado abertamente o quanto odeia a imprensa. Ele também é considerado o “louco por música indie” da banda, e supostamente tornou a banda no que ela é hoje. Se mantém em Sheffield até hoje – assim como Matt – e comprou sua casa nova com a ajuda da mãe, priorizando morar perto deles.
Namora a modelo Katie Downes desde 2007, e essa relação já foi motivo de tensões na banda. Inclusive, muitos fãs não gostam da modelo e a apelidaram de “Yoko Ono”.




Matt Helders:
Matthew Helders, nascido em 7 de Maio de 1986, é o baterista da banda britânica Arctic Monkeys.
Ele também faz o apoio vocal da banda, aparcendo nas faixas, “You Probably Couldn’t See For the Lights But You Were Looking Straight at Me”, “I Bet You Look Good on the Dancefloor”, “Teddy Picker”, “Who the fuck are Arctic Monkeys”, “Balaclava” e “D Is For Dangerous”, e outras.
Helders disse que terminou como um baterista porque “era a única coisa que havia restado. Quando começaram, ninguém da banda sabia tocar nada. Os outros já tinham seus instrumentos, então Helders, aprendeu a tocar bateria depois de um tempo.
Apesar, continuou vivendo com seus pais durante o começo da banda, Helders tem seguido os passos de Jamie Cook, integrante da banda, e se mudou para sua própria casa, mas mesmo assim manteve-se na área de Sheffield, dizendo que “todos nós vivemos no entanto no mesmo local onde crescemos.
Em 21 de julho de 2006, Helders fez uma aparição surpresa no clube Leadmill, de Sheffield quando ele assumiu a bateria durante um concerto Milburn, tocando a parte final de “What You Could Have Won”.

Nick O'Malley:
Nicholas O’Malley (5 de julho de 1985) é natural de Sheffield (England) e é o atual baixista dos Arctic Monkeys.
Nick entrou na banda como um substituto temporário para o baixista Andy Nicholson. Ele disse que aprendeu a tocar o album inteiro da banda em dois dias, para conseguir entrar na tour. Além disso, teve que praticar muito, pois logo depois eles gravaram o Leave Before The Lights Come On.
A primeira aparição dele foi em 25 de maio, num show pequeno e secreto, em que ele foi testado e também pôde ver como seria a tour inteira (em menor escala, claro). Seu show posterior foi para mais de 15 mil pessoas.
Ele quebrou a mão uma semana depois de entrar no lugar de Andy, mas ainda assim conseguiu tocar em todos os shows. Quando foi anunciado que Andy não voltaria à banda, Nick já tinha seu lugar reservado no coração dos fãs.



Ex-Integrantes:

Andy Nicholson:
Andy Nicholson (8 de julho de 1985) é natural de Sheffield (England) e foi baixista dos Arctic Monkeys. Era o único da banda que não morava em High Green, mas também estudava com Alex e Matt.
Saiu da banda em 2006, depois de anunciar que não faria a tour americana junto com a banda. Recebeu uma boa quantia pelo trabalho que tinha feito até ali e hoje é amigo dos ex-colegas.
Hoje, Nicholson é conhecido como DJ, com o codinome AndyGun. É membro da bandaReverend And The Makers, além de ter montado a banda Mongrel, com alguns amigos famosos na música.
Também faz parte do projeto Bottletop, como baixista, e sua carreira vai muito bem, de acordo com Matt Helders.