quarta-feira, 7 de março de 2012

Ranma 1/2


Mais um dos meus xodós dos animes um dos primeiros que eu vi ^^

Ranma 1/2 é uma comédia de anime e mangá de Rumiko Takahashi sobre um menino chamado Ranma Saotome, uma das obras mais conhecidas da autora. Comédia romântica, com muita ação, Ranma demorou quase nove anos para ser escrito, de 1987 a 1996, e rendeu 38 volumes de tankohon. Como quase toda história de Rumiko, o final de Ranma permite à imaginação do leitor prolongar um pouco mais a história. Ao todo Ranma ½ possui 161 episódios, divididos em sete temporadas, 13 OVAs e dois filmes produzidos pela Kitty Films, em conjunto com a Fuji TV.
O mangá foi publicado pela Shogakukan no Japão na revista Shonen Sunday entre setembro de 1987 e março de 1996. Takahashi indicou, em entrevistas, que quis produzir uma história popular entre as crianças e adolescentes. O principal público de Ranma eram, por conseguinte, meninos até a idade do ensino secundário. Entre os fãs ocidentais, o anime é criticado por algumas inconsistências em relação ao mangá. Outra forte queixa é a adição no anime de episódios cujo o roteiro não tinha origem na história original e por não ter sido interrompido antes de apresentar o final presente no mangá
Ranma era muito popular entre os otaku dos Estados Unidos durante os anos 90 e popularizou o visual dos animes. A série explora "As Fontes Amaldiçoadas de Jusenkyo" que dão origem à capacidade de alguns personagens de transformarem seus corpos em outros seres. De fato, as transformações dos personagens são bem exploradas pela criadora de Ranma, evitando justificativas complicadas que pudessem atrapalhar o tom de comédia da série.
Em novembro de 2006, o New York Comic Con anunciou que hospedará as concessões americanas first-ever de Anime. Os fãs de anime tiveram a possibilidade votar para seus favoritos em linha durante o mês de janeiro 2007. Somente os cinco indicados que recebem a maioria de votos foram anunciados em 5 de fevereiro para cada categoria. Entre as 12 categorias diferentes, o Ranma ½ de foi votado do na categoria de "Best Comedy Anime" ("Melhor Anime de Comédia”) e os OVAs de Ranma ½ foram votados na categoria de "Best Short Series" ("Melhor Série Curta”).

A História:

Ranma Saotome foi treinado desde a infância até aos 16 anos. É estudante de artes marciais que, junto ao pai, Genma Saotome, fez uma jornada de treinamento nas Montanhas Bayankala (Bayan Har Shan) na Província de Qinghai, China. Ali há o campo de treinamento chamado Jusenkyo onde existem diversas fontes amaldiçoadas. Cada uma delas está associada à história de alguém que morreu afogado há centenas ou milhares de anos e quem cair em uma delas transforma-se no ser que morreu afogado nela, seja ele humano ou não.
No meio do treinamento, Ranma e seu pai caem, cada um em uma fonte diferente, e acabam amaldiçoados. Depois desse incidente, toda vez que Ranma se molha com água fria, transforma-se em uma bela garota, enquanto seu pai em um enorme panda. Somente o banho com água quente pode reverter os personagens à sua forma original (ainda que temporariamente).
No retorno para o Japão, Genma informa Ranma de que está prometido em casamento a uma garota que nunca viu, a filha de Soun Tendo, grande amigo de seu pai. Soun Tendo reúne suas três filhas para dizer que uma delas se casará com Ranma, que, aliás, era totalmente desconhecido para as filhas, no intuito de manter o dojo Tendo como seu legado.
Quando Ranma chega à casa da família Tendo, ele está na forma de garota. A confusão perdura até que Akane Tendo (a filha mais nova) vê Ranma, que tomava banho, na forma de garoto. A família Tendo descobre então, o segredo de Saotome e as duas irmãs mais velhas empurram o noivado com Ranma para Akane, uma vez que ela costuma esbravejar aos ventos que "odeia garotos" e da forma rude com que ela os trata na escola. Isso lhe dá a fama de "maria-rapaz". Ora, Ranma é, em virtude de sua maldição, meio menina.
O noivado arranjado, a vontade de livrar-se da maldição, a existência de outros pretendentes (garotas e garotos) tanto para Ranma quanto para Akane e personagens estranhos (alguns também amaldiçoados em Jusenkyo), fazem essa uma série de comédia-romântica caracterizada pelo amor e pelo ódio simultâneos no relacionamento de Ranma com Akane durante toda a história, bem como, pela dualidade da maioria dos personagens (algo inspirado no yin e yang do Taoísmo).

Os Personagens: ( Nhaaaa só vou pegar os principais pq tem um monte =^^=)

Ranma Saotome:
O personagem principal, herói da série e grande praticante de artes marciais, Ranma é um garoto de 16 anos de idade que caiu em uma das Fontes Amaldiçoadas de Jusenkyo, mais precisamente na Nyannichuan, por isso se transforma em uma versão feminina de si mesmo (cabelos ruivos) quando molhado com água fria, mas volta a ser homem (cabelos castanho-azulados) ao ser molhado com água quente. Além de tudo ele é cortejado por quatro noivas diferentes, além de vários homens que caem aos encantos de sua forma feminina. Seu único ponto fraco, apesar de ajudá-lo através do golpe Neko Ken, ou Golpe Punho do Gato, em português, é o enorme medo de gatos que tem, graças à uma tentativa absurda de treinamento que Genma tentou aplicar em seu filho. Ele possui o objetivo de voltar a ser um homem de verdade novamente, ou seja, encontrar um remédio para a sua maldição. Acaba apaixonando-se por Akane, mas recusa-se a admitir isso (até para si próprio), porém, sempre demonstra ciúmes dela.

Akane Tendo:
A irmã mais nova da família Tendo e uma das protagonistas da série. Tem 16 anos e é a "noiva" de Ranma Saotome, apesar dela não demonstrar muito o que sente pelo noivo, é apaixonada por ele e no fundo se preocupa muito com ele. Ela é a única das três irmãs Tendo que pratica artes marciais, tal como o pai, mas apesar de sempre treinar, é inferior às outras lutadoras da série. É muito esquentada, irritadiça, orgulhosa, brigona, valente, com uma forte personalidade e não leva desaforo para casa. Sua aparência - quando de cabelos curtos - lembra Ami Mizuno/Sailor Mercúrio da série Sailor Moon.









Genma Saotome:
Pai de Ranma, um "mestre" de artes marciais, quando ele e Ranma estavam em Jusenkyo ele também caiu em uma Fonte Maldita e se transforma em umpanda mudo - que só se comunica verbalmente por meio de plaquetas e expressões faciais estúpidas - sempre que cai em água fria e volta ao normal em água quente tal como Ranma. Genma é um homem meio maluco, um tanto fútil, irresponsável, extremamente egoísta, desprezível e de caráter bastante vergonhoso - portanto um péssimo exemplo para seu filho Ranma, que milagrosamente não herdou as baixezas morais de seu pai. Com seu amigo Soun Tendo eles são constantemente massacrados por Happosai, o mestre de ambos, quando lutam com ele.








Ryoga Hibiki:
Foi o primeiro dos personagens que pôde demonstrar alguma ameaça à Ranma. Nutrindo um sentimento de rivalidade a longa data com ele, estudavam no mesmo colégio quando mais novos. Ryoga desafiou-o para um combate próximo a casa dele, objetivando dar um fim a competição incansável entre ambos e explicitar sua "superioridade" sobre Ranma de uma vez por todas. Contudo, devido a seu terrível senso de direção - principal defeito do rapaz -, Ryoga somente chega ao local marcado quatro dias depois. E, neste tempo, achando que havia deixa de lado o confronto, Ranma e seu pai, Genma, partem para seu treinamento na China. Não desistindo de acertar as contas com ele, Ryoga persegue Ranma por todo o país, encontrando-o, mesmo que indiretamente, apenas em sua última parada: o campo das fontes amaldiçoadas, Jusenkyo. Contudo, devido a este infeliz "encontro", Ryoga acabou caindo numa das fontes, a Eitonnichuan, e agora, sempre que tem contato com água fria, transforma-se num porquinho preto - que é um dos principais símbolos de Ranma ½. Mais tarde, no Japão, Ryoga finalmente encontra com Ranma para terminar o que "começaram" no passado. Entretanto, o rapaz acaba apaixonando-se por Akane quando esta mostrou-se gentil com ele, principalmente com seu "alter-ego", o qual foi "adotado" pela garota como seu "bichinho de estimação", batizado de Pig-chan (ou P-chan, simplesmente), o que aumentou efetivamente sua atração pela garota e sua rivalidade com Ranma, por, além dos acontecimentos passados, ser noivo de Akane, e devido a isto, esta não correspondê-lo, gostando de Ryoga apenas em sua outra forma. Mesmo demonstrando uma personalidade forte e meio antipática, Ranma considera-o um grande amigo.

Shampoo (escrita original "Shan Pu")
Chinesa nativa da vila de Joketsuzoku, onde as mulheres são grandes lutadoras. Ranma e seu pai acabaram indo parar na cidade de Shampoo durante seu treinamento na China. Lá estava ocorrendo um campeonato de artes marciais entre as aldeãs - onde Shampoo era uma das finalistas. E, enquanto a luta acontecia, Ranma e Genma se serviam de uma grande mesa de comida. O problema é que o tal banquete era o grande prêmio do torneio. Ranma, que estava em sua forma feminina, acaba sendo desafiado por Shampoo - que consagra-se a campeã - por ter "devorado" seu prêmio. Contudo, Shampoo é facilmente vencida por Ranma e agora, devido a uma lei das amazonas, ela terá de matar a estrangeira por derrotá-la, e assim restaurar sua honra. Todavia, mais tarde - no Japão -, Shampoo acaba sendo mais uma vez derrotada por Ranma, em sua versão masculina, desta vez; e, de acordo com uma outra tradição de sua vila, terá que se casar com Ranma - mesmo não fazendo idéia de que a jovem que deveria eliminar e ele fossem a mesma pessoa. Também é uma das personagens que acaba caindo em uma Fonte Amaldiçoada, a Maoniichuan, e quando molhada em água fria, se transforma em uma gata, mas que estranhamente é o único animal de que Ranma morre de medo.

Mousse 
Cresceu com Shampoo e sempre foi apaixonado por ela. Perdeu para Shampoo em uma luta quando tinha apenas três anos e, segundo a lei amazona, como a primeira luta é a que vale (perdeu outras vezes, mas, em sua grande maioria, porque não consegue lutar a sério com Shampoo, já que a ama), nunca terá oportunidade de se casar com ela, a não ser que acabe com Ranma. Especialista em usar armas ocultas em seus combates. Sem seus óculos, não enxerga um palmo diante do próprio nariz e confunde absolutamente tudo, gerando assim situações muito engraçadas na história. Querendo se aperfeiçoar, vai parar nas Fontes Amaldiçoadas, cai em uma delas (na Yaazuniichuan) e se transforma em um pato branco, que representa bem sua personalidade. Uma curiosidade é que Mousse foi o único amaldiçoado que entrou livre e espontaneamente em sua respectiva fonte, contando, é claro, que ele nem viu onde estava pisando.



***Mas Lembrando... Esse anime é proibido para menores de 16 anos!***

(Tudo bem que eu o vi quando tinha 13 mas.... Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço ashuahusauhsuahus)
Mas enfim...
Eu recomendo porque eu gosto de mais desse anime!!! ^.~*