terça-feira, 17 de janeiro de 2012

The Strokes

Biografia da Banda:

The Strokes é uma banda de indie rock dos Estados Unidos formada em 1998 na cidade de Nova Iorque. A banda é formada pelos membros: Julian Casablancas (vocal), Albert Hammond Jr (guitarra), Nick Valensi (guitarra), Nikolai Fraiture (baixo) e Fabrizio Moretti (bateria e percussão). É considerada uma das bandas mais influentes do século XXI.


História:
O baixista Nikolai Fraiture e o vocalista Julian Casablancas (filho do empresário John Casablancas) são amigos desde a infância. O guitarrista Nick Valensi e o baterista Fabrizio Moretti começaram a tocar juntos quando ambos estudavam na Escola Dwight emManhattan. Mais tarde, Casablancas foi mandado para o Instituto Le Rosey, uma tradicional escola na Suíça, com intuito de melhorar seu comportamento; ele havia desenvolvido problemas alcoólicos. Lá, conheceu Albert Hammond Jr., ambos americanos, apesar de não serem muito amigos. Anos mais tarde, Casablancas se encontrou sem querer com Hammond Jr. nas ruas de Nova Iorque.
The Modern Age (1998-2001):
The Modern Age (EP) foi lançado em 2001 e acarretou numa guerra de interesses entre gravadoras pela maior banda de rock and roll em anos. Posteriormente, foram bastante divulgados, causando uma divisão entre os seguidores do rock e revistas independentes: procurava-se saber se eles eram realmente os salvadores do rock ou um punhado de jovens ricos com nomes legais e cópia do Velvet Underground. As duas bandas eram bastante parecidas tanto pelo estilo vocal de Casablancas, similar a de Lou Reed, quanto pela alternância entre Hammond e Nick Valensi como guitarrista principal, o que lembra Lou Reed e Sterling Morrison.
Is This It (2001-2002):
Primeiro disco da banda, Is This It é uma das referências do rock de garagem do início da década de 2000. A faixa "NY City Cops" não fez parte do álbum lançado nos Estados Unidos por conta dos ataques de 11 de Setembro de 2001. Posteriormente, Slash (Guns N' Roses) tocou a canção com a banda. A relação com o Guns continuou no vídeo musical de "Someday", que mostra rapidamente Duff, Slash e Matt. O vídeo começa com Duff conversando com o vocalista Casablancas e todo o Strokes sentado na mesa de um bar conversando com Slash. Para o vídeo musical de "Last Nite", os Strokes fizeram uma apresentação única, sem dublagem e tocando, aparentemente ao vivo, num programa de auditório de estilo anos 1960. Apesar de, eventualmente, terem lançado vídeos, a banda assinou com a RCA justamente porque foi a única gravadora que respeitou a decisão da banda de não fazer um vídeo musical. Apesar de não se importarem em tocar ao vivo diante de câmeras de televisão, eles se opunham em gravar um vídeo. Em novembro de 2009 "Is This It" foi eleito o melhor disco da década de 2000 segundo a revista NME.
Room on Fire (2002-2005):
The Strokes lançaram o seu segundo álbum, Room on Fire, em Outubro de 2003. Recebeu elogios porém foi menos bem sucedido, mesmo sendo ouro nos Estados Unidos, comercialmente falando. O som do álbum tem influencias de bandas como: The Cars, The Ramones e Blondie.
First Impressions Of Earth e parada extensiva (2006-2009):
Seu terceiro álbum, First Impressions of Earth, foi lançado em Janeiro de 2006. No Japão, foi ouro na primeira semana de lançamento. Foi também o álbum mais baixado durante duas semanas no iTunes. Fraiture alegou que o álbum foi "como uma descoberta científica." Em Janeiro de 2006, a banda então fez sua segunda aparição no Saturday Night Live, cantando "Juicebox" e "You Only Live Once".
Angles (2009-2011):
Em janeiro de 2009, o vocalista Julian Casablancas e o guitarrista Nick Valensi começaram a escrever material para o 4º álbum da banda, a intenção era começarem a gravar em fevereiro. Julian comentou na revista Rolling Stone que eles tinham completado cerca de 3 músicas e que o som parecia uma mistura entre rock dos anos 70 e "música do futuro". No dia 31 de março, a banda declarou em seu MySpace: "Depois de um longo e necessário período de hibernação em que vimos muitos outros projetos musicais surgirem, estamos satisfeitos em anunciar que o The Strokes voltou a todo vapor em sua área em Nova York, compondo e ensaiando novo material para um novo 4º álbum". O disco foi lançado oficialmente dia 22 de março de 2011, apesar de várias músicas pudessem ser encontradas na internet antes dessa data. O lançamento dividiu os fãs da banda, já que muitos atestavam que as músicas não se pareciam com os outros cds da banda. Foi, porém, um sucesso de crítica.
O primeiro single do novo álbum, Under Cover of Darkness foi lançado em 09 de fevereiro de 2011.
Novo álbum (2011-presente):
Em meados de março de 2011,em uma entrevista a Shortlist Magazine,Strokes revelou que já tinha começado a trabalhar em seu quinto álbum de estúdio. No entanto, as sessões foram adiadas devido ao processo de mixagem de Angles. Julian Casablancas, Nick Valensi confirmaram que há material novo, bem como a abundância de restos de material.
Em 25 de abril, o baixista Nikolai Fraiture postou um tweet anunciando que a banda estava indo para o estúdio para trabalhar em algumas idéias novas.
Em entrevista à TV Fuse, o guitarrista Albert Hammond Jr. afirmou que a banda estava trabalhando no quinto álbum de estúdio em Los Angeles.
Os membros revelam que eles estão planejando gravar um novo álbum o mais depressa possível.

Os Integrantes:
Julian Fernando Casablancas:
Nascido em 23 de agosto de 1978 é o vocalista da banda The Strokes, e também tem carreira solo, atualmente com um único disco "Phrazes for the Young"

Carreira:
The Strokes
O primeiro disco dos Strokes, "Is this it", foi lançado no início dos anos 2000, estabeleceu e manteve de forma instantânea o The Strokes no mercado da música mundial. Room on Fire e First Impressions of Earth, 2003 e 2006 respectivamente, confirmaram a banda do jovem vocalista como uma das principais dessa época.
Julian escreveu todas as músicas dos álbuns, com apenas uma exceção: compartilha os créditos de Automatic Stop do Room on fire. Casablancas é conhecido por suas letras e por seu jeito de cantar, normalmente comparado a Lou Reed e, sua banda, ao The Velvet Underground. Em 2011 fez um comercial para o perfume masculino Azzaro Decibel, com a música "I like the night", produzida especialmente para o vídeo.
Solo:
Seu primeiro disco solo, chamado Phrazes For The Young, foi lançado em 30 de outubro na Alemanha, 2 de novembro no Reino Unido e 3 de novembro nos Estados Unidos. No Brasil, o álbum foi lançado no dia 13 de novembro. A música que parece que será de grande sucesso nesse disco solo é a 11th Dimension, terceira faixa do álbum. A outra faixa que promete ser o segundo single é River of Brakelights. Atualmente, ele é casado com Juliet Joslin e o casal tem um filho chamado Cal, nascido em março de 2010.Vida pessoal:
Julian é filho do fundador da Elite Model Management, John Casablancas, e de Jeanette Chistiansen, uma modelo que foi Miss Dinamarca em 1965, mas confessa que não tem uma relação muito próxima com o pai e que raramente o vê. Quando muito jovem seus pais se divorciaram e ele foi para a Institut Le Rosey por ter problemas com bebida. Mais tarde, estudou na Dwight School em Nova Iorque. Julian e Nikolai Fraiture se tornaram amigos quando eles eram muito jovens. Ele conheceu Albert Hammond Jr. no Le Rosey e quando se transferiu para a escola Dwight School, conheceu o restante dos futuros integrantes do grupo, Nick Valensi e Fabrizio Moretti. Julian é casado com Juliet Joslin, com quem teve um filho chamado Cal, nascido em março de 2010.

Nick Valensi: 
Nascido Nicholas Valensi em 16 de janeiro de 1981 é um dos guitarristas da banda nova-iorquina The Strokes.
Nick é judeu,e seu pai é nascido na Tunisia,e sua mãe,Danielle, é de origem francesa.
Atualmente é casado com a fotógrafa Amanda Decadenet e é pai de gêmeos - Ella e Sullivan Valensi.
Carreira:
The Strokes atingiu o sucesso quando Nick tinha 21 anos de idade. Ele é o mais jovem do grupo, e teve que utilizar uma carteira de identidade emprestada para tocar nos clubes.
Ele usa duas guitarras, uma delas é Epiphone Riviera com 2 captadores Gibson P-94 (que é a sua principal) e de vez em quando, uma Gibson Les Paul Custom. Os seus pedais de efeito são: MXR Micro Amp, Visual Sound Jekyll & Hide Overdrive, Demeter Tremulator e um BOSS TU-2 Tuner. O amplificador usado é um Fender Hot DeVille.
Influencias: 
Ele cita como influências The Velvet Underground, The Cars, George Harrison, Slash, Bob Marley,Blondie e Jimi Hendrix.
Curiosidades:
Nick colaborou com outros artistas,como Devendra Banhart na faixa Shabop Shalom,participou do clip de ‘No One’s Better Sake’,da banda Little Joy , e de ‘Adam and Steve’,do Megapuss,ambas do baterista do Strokes e seu companheiro de banda Fabrizio Moretti,e tocou guitarra na canção ‘Better’,do álbum Begin to Hope,de Regina Spektor.

Albert Hammond Jr:
Los Angeles, 9 de abril de 1979 é um guitarrista estado-unidense da banda The Strokes. É filho do compositor Albert Hammond, também músico. Começou com seus primeiros acordes aos nove anos. Fã de all star, sorvete e gravatas, Hammond Jr sempre foi elétrico e teve muitos problemas nos colégios que freqüentou. Criado em Los Angeles, estudou no L’Institut Le Rosey onde conheceu Julian Casablancas, que anos depois o chamou para os Strokes. Foi o último a entrar para a banda, também composta por Nick Valensi (guitarra), Nikolai Fraiture (baixo) e Fabrizio Moretti (bateria). Sua guitarra é uma 85 Fender Stratocaster Japonesa, chamada Billy.
Carreira:
Lançou um disco solo em 2006 chamado “Yours To Keep” (Rough Trade, UK), com participações de vários músicos como Sean Lennon, Ben Kweller e até o próprio Julian Casablancas, vocalista do Strokes. A banda de Albert é formada por Matt Romano na bateria e Josh Lattanzi no baixo. Esse CD é apenas um projeto paralelo do músico, ele continua fazendo parte dos Strokes.
Curiosidades:
Em 2008 aproveitando a menor actividade dos Strokes, Albert lançou o 2º álbum a solo, “Como te Llama?”

Nikolai Fraiture:
13 de novembro de 1978, Nova Iorque, apelidado Niko, é o baixista da banda novaiorquina The Strokes. Ele cresceu em Nova Iorque, filho de uma mãe francesa e um pai russo que trabalhava no Macy’s.Ele fala fluentemente francês.

Fraiture é conhecido como o membro mais calado da banda. Ele toca um baixo Fender Jazz bass e Rickenbaker. Nikolai corta seus próprios cabelos e não fuma. Ele tem uma única filha, Elysia, nascida no verão de 2004.Ele é casado com uma inglesa cujo nome é Ilone.

Nikolai tem um projeto paralelo chamado Nickel Eye no qual é vocalista, Lançou o primeiro álbum ‘The Time of The Assassins’, que possui Dying Star, faixa que havia sido liberada anteriormente e foi bem aceita por crítica e público.





Fabrizio Maretti:
É o baterista brasileiro da banda nova-iorquina The Strokes, ele nasceu dia 2 de junho de 1980. Mora desde os três anos em nova York, nascido no Rio de Janeiro, aprendeu a tocar bateria antes mesmo de saber assinar o próprio nome. Fundou os Strokes junto com Julian Casablancas eNick Valensi.

Ele é co-fundador da Judi Foundation (que hoje já não funciona mais), uma fundação sem fins lucrativos de incentivo à prevenção e pesquisa sobre diabetes juvenil, especialmente uma forma da doença conhecida como LADA (Latent Autoimmune Diabetes in Adults).

Em 2006, o baterista ganhou uma mensagem de amor de página inteira em um jornal norte-americano feita por Drew Barrymore, sua ex namorada. Fabrizio namorou Drew durante 5 anos, desde 2002 até Janeiro de 2007.
Atualmente tem um projeto paralelo chamado Little Joy, formado por Fabrizio Moretti, Binki Shapiro eRodrigo Amarante (Los Hermanos).