O Bullet For My Valentine é uma banda de metalcore galês de Bridgend, no País de Gales, formada em 1998. A banda começou sua carreira musical fazendo apenas covers de músicas do Metallica e Nirvana sob o nome de “Jeff Killed John”. Jeff Killed John registrou seis músicas que não foram liberadas. Duas dessas canções foram posteriormente refeitas para sua estréia como Bullet For My Valentine. A canção de título “Eye Spy” foi alterada para “Hit The Floor” e “Nation To Nation”, foi alterada para “Turn To Despair”. Houve mudanças líricas de tempo nas guitarras, bateria, baixo, globalizando assim o som para as músicas também. Dificuldades financeiras marcaram uma mudança na direção musical e no nome da banda e por isso a banda passou por inúmeras mudanças de nomes, até decidir finalmente “Bullet For My Valentine”. Em 2002, a banda garantiu um “five-album” com a Sony BMG.
O álbum de estreia do Bullet For My Valentine, o “The Poison” foi lançado em 3 de outubro de 2005 no Reino Unido e no Dia dos Namorados nos Estados Unidos em 2006 para representar o seu nome banda “Bullet For My Valentine”. O álbum foi dedicado a um amigo de longa data da banda, Liam Roy Denning, e entrou na Billboard 200, no número 128, e os Top Heatseekers gráfico, no número 1, e já vendeu mais de 500.000 cópias nos EUA. A banda fez aparições no Download Festival, Kerrang! XXV, Estados Unidos e uma turnê com o Rob Zombie, cujo a banda foi expulsa devido o vocalista Matthew Tuck comentar sobre como a banda era tratada. O segundo álbum de estúdio do Bullet For my Valentine, o “Scream Aim Fire” estreou no número 4 na Billboard 200, com a primeira semana de vendas de 53.000 exemplares
Jeff Killed John. (1998 – 2002)
Jeff Killed John foi o percursor para o Bullet For My Valentine e foi formado em 1998 por Matthew “Matt” Tuck (guitarra ritmo e vocal), Michael “Padge” Paget (lead guitarra), Nick Crandle (baixo) e Michael “Moose” Thomas (bateria) enquanto estudavam música no Colégio Bridgend”. Tocarndo covers de Nirvana e Metallica, a banda disponibilizou um EP com duas músicas em 2002, que foi produzido por Greg Haver e intitulado “You/Play with Me”. Ele foi financiado através do novo regime de Pynci galês de músicos, e foi finalmente tocado na rádio “Radio 1’s” transmitido em Newport’s TJ’s.O membros do Jeff Killed John queriam seguir o nu metal, que na época era a tendência estabelecida por bandas como Korn e Limp Bizkit – seguindo esse estilo, eles achavam que era isso o que as gravadoras queriam ouvir. O Baixista Nick Crandle deixou a banda nas vésperas do lançamento do EP “You/Play with Me” e foi substituído por Jason James. A banda, em seguida, mudou seu nome para Bullet For My Valentine e retrabalhou suas estratégia musicais, decidindo a desempenhar o thrash metal nas músicas com uma “harmonia nas guitarras e grandes refrões angelicais”, segundo Tuck.
Assinatura com a Gravadora. (2002-2005)
De seis a dez meses, O Bullet For My Valentine tocou em shows para atrair o interesse das gravadoras. Em um show em Londres, a Roadrunner Records mostrou interesse e ofereceu à banda um negócio. A banda assinou um contrato de cinco anos com a Sony BMG, do Reino Unido e uma licença para trabalhar com a Visible Noise. A razão por escolher a Sony foi dita por Tuck “Pensávamos que muito mais portas se abririam ao assinar com a Sony…”.
Um Self-Titled EP foi lançado em 15 de novembro de 2004 no Reino Unido. Produzido por Colin Richardson, o EP apresentou cinco faixas e marcou o primeiro lançamento oficial da banda. Um segundo EP, intitulado “Hand Of Blood” foi lançado em 22 de agosto de 2005 através da Trustkill Records, e estava disponível apenas nos Estados Unidos. O EP continha uma faixa a mais que o Sefl-titled EP, “4 Words (To choke Upon)”
The Poison. (2005 – 2006)
O primeiro álbum de estúdio do Bullet For My Valentine, “The Poison”, foi lançado no Reino Unido em 3 de outubro de 2005 e, nos EUA em 14 de fevereiro de 2006. Ele entrou na Billboard 200, no número 128, e atingiu o número 11 no Top Independent Álbuns gráficos. Em 30 de janeiro de 2009, após o “The Poison” vender 500.000 cópias nos EUA, o álbum ganhou o disco de ouro pela RIAA. (Recording Industry Association of America)
Quatro singles foram lançados a partir do “The Poison” para promover o álbum: “4 Words (To choke Upon)”, ” Suffocatinf Under Words of Sorrow (What Can I Do)”, “All These Things I Hate (Revolve Around Me)” e “Tears Don’t Fall”. O Bullet For My Valentine também promoveu o álbum em uma turnê para o mundo todo. A banda tocou no Download Festival em Donington Park, durante três anos consecutivos, primeiro aparecendo em 2004 na Festa Barfly fase. No ano seguinte, com o aumento da popularidade, o Bullet For My Valentine tocou no maior estádio dos Snickers, e em 2006 a banda foi transferida para a parte de cima do palco principal , para tocar no domingo à noite com Guns N ‘Roses e Funeral For A Friend. Outras a banda embarcou em outras turnês incluindo abrir os shows de bandas como Metallica e Guns N’ Roses durante seis semanas no Verão, em 2006, The Vans Warped Tour, Kerrang! turnê, e o Earthday (Aniversário da revista em 28 de abril de 2007). O desempenho da banda na Brixton Academy, em Londres, foi filmado para o primeiro DVD da banda, o “The Poison: Live at Brixton”.Durante o mês de junho de 2007, Tuck sofreu de laringite que levou a uma série de shows a serem adiados até ao início de Janeiro. A tonsilectomia foi agendada em meados de Julho, embora tenha sido apresentada no último minuto. O médico aconselhou Tuck a ficar de recuperação no mínimo quatro semanas, e assim mais shows foram cancelados. Isto incluiu em três shows de apoio ao Metallica para três datas na turnê do “Studio’07” 29 junho em Bilbau, Espanha, 5 julhlo, em Viena, na Áustria, e no dia 8 de julho, no recentemente concluído Wembley Stadium, em Londres. O Machine Head substituído a banda.
Scream Aim Fire (2007-2008)
O segundo álbum de estúdio do Bullet para My Valentine’ intitulado Scream Aim Fire, foi gravado pela Sonic Ranch Studios com a produção de Colin Richardson. O álbum foi lançado em 29 de janeiro de 2008, nos EUA. O álbum ficou no número quatro na Billboard 200, com a primeira semana de vendas de cerca de 53.000 cópias.Em apoio do seu novo álbum, a banda visitou a América do Norte e a Austrália, na Primavera de 2008 com a turnê de “Taste of Chaos”, jutamente com Atreyu, Blessthefall e Avenged Sevenfold. No entanto, o Bullet For My Valentine cancelou alguns shows, no Canadá da parte da turnê, a fim de irem para casa e darem apoio ao baixista Jason “Jay” James cuja filha tinha sido internada. Durante o Verão, a banda havia voltado a fazer shows fora de casa em uma turnê na América do Norte, como parte do “No Fear Music Tour” com Bleeding Through, Cancer Bats e Black Tide. No final de2008, a banda excursionou a Europa, juntamente com Lacuna Coil, Bleeding Through, e Black Tide. Em Dezembro de 2008 , eles relançaram o Scream Aim Fire com quatro músicas bônus, que foram gravadas durante o álbum, mas que não haviam ainda saído no mesmo.
Prêmios
O Bullet For My Valentine recebeu quatro prêmios do Kerrang!: “Best UK Single” com a faixa Tears Don’t Fall, em 2006, “Best British Newcomer”, em 2005, e “Best British Band”(melhor banda britânica) em 2008 e 2009. A banda gravou uma canção para a capa da revista, Metallica’s “Creeping Death”.
A banda ganhou o “Welsh Music Award” “Best Newcomer”, em 2004, e de acordo com o The Sun, foram “apupados” quando receberam pela Metal Hammer Golden em 2006 o “Goden God Award” como “ Best Briitish Band”(Melhor Banda Britânica). Além de ser citada e capa de revistas como: Metal Hammer, Guitar World, Total Guitar e Kerrang!.
Integrantes:
Matthew Tuck:
Mais conhecido como Matt Tuck, nasceu em 20 de Janeiro de 1980 em Bridgend, País de Gales. Ele é o vocalista eguitarrista da banda de Metalcore, Bullet For My Valentine. Matt também toca bateria, teclados e gaita. Ele e sua namorada, Charly Dollhart, têm um filho, Evann, nascido em março de 2010.
Influências:
Matthew Tuck citou Metallica como a sua principal influência. Aos 14 anos, Tuck descobriu a banda na MTV onde o vídeo do single "Enter Sandman" do Metallica, que o inspirou a aprender guitarra. Ele menciona também, Iron Maiden, Judas Priest, Pantera e Megadeth.
Curiosidades:
Influências:
Matthew Tuck citou Metallica como a sua principal influência. Aos 14 anos, Tuck descobriu a banda na MTV onde o vídeo do single "Enter Sandman" do Metallica, que o inspirou a aprender guitarra. Ele menciona também, Iron Maiden, Judas Priest, Pantera e Megadeth.
Curiosidades:
Matt também toca bateria, teclados e harmónica
Durante uma turnê em novembro de 2006, juntamente com a banda de Metalcore As I Lay Dying, Matt sofreu de laringite, que levou a uma série de shows a serem adiados até janeiro de 2007. Eles recomeçaram a turnê oficialmente no dia 03 de janeiro, em newcastle. Tuck também apoia organizações dos direitos dos animais, como a PETA, sendo que ele tem um cachorro chamado 'Biscuit' e outros dois gatos. Matt também teve participação na música 'Repressed' da banda Apocalyptica, junto com Max Cavalera e na musica Ashes da banda Black Tide
Durante uma turnê em novembro de 2006, juntamente com a banda de Metalcore As I Lay Dying, Matt sofreu de laringite, que levou a uma série de shows a serem adiados até janeiro de 2007. Eles recomeçaram a turnê oficialmente no dia 03 de janeiro, em newcastle. Tuck também apoia organizações dos direitos dos animais, como a PETA, sendo que ele tem um cachorro chamado 'Biscuit' e outros dois gatos. Matt também teve participação na música 'Repressed' da banda Apocalyptica, junto com Max Cavalera e na musica Ashes da banda Black Tide
Ele e sua namorada, Charlotte Dollheart, têm um filho, Evann, nascido a 21 de Março de 2010.
Guitarras:
§Main Guitar-Jackson RR1T(Black).
§ Backup Guitar-Jackson RR1T USA Custom Shop with Reverse Headstock.
§ Jackson RR1 (white w/black pinstripes).
§ Jackson RR5 Pro series.
§ Gibson Flying V Guitar.
§ Gibson Zakk Wylde signature.
Nasceu 12 de Setembro de 1979, Bridgend, País de Gales.
Iron Maiden, Pantera e Metallica.
Curiosidades
Ele começou a tocar guitarra quando tinha 9 anos, que por sinal era uma Noisemaker 3000.
Ele tem o Cd single Titanic da Celine Dion e se envergonha disso. Ele declarou que sua guitarra e sua bebida são a sua vida.
Guitarras:
§ESP LTD EX-400 BLBK EMG 81 & 60 PICKUPS.
§ ESP Dave Mustaine Signature Model With EMG 81 & EMG 60.
ESP MP-600 (Michael Paget Signature)
§ ESP Eclipse (one in vintage BBLK, the Other in Trnas Cherry).
§ Backup: ESP Ninja Michael Amott Signature Model.
§ Backup: Gibson Flying V custom in white (used at Brixton).
§ Jackson RR5 PRO in BLBK.
Guitarras:
§ESP LTD EX-400 BLBK EMG 81 & 60 PICKUPS.
§ ESP Dave Mustaine Signature Model With EMG 81 & EMG 60.
ESP MP-600 (Michael Paget Signature)
§ ESP Eclipse (one in vintage BBLK, the Other in Trnas Cherry).
§ Backup: ESP Ninja Michael Amott Signature Model.
§ Backup: Gibson Flying V custom in white (used at Brixton).
§ Jackson RR5 PRO in BLBK.
Janson James
Jason 'Jay' James, nasceu em Bridgend, País de Gales, no dia 13 de Janeiro de 1980. É baixista e back vocal da banda deMetalcore Bullet for My Valentine.
Influências:
Suas principais influências são: Steve Harris, Phil Anselmo e Dimebag Darrel.
Curiosidades:
Ele se confronta com Michael Paget com frequência, quando ambos estão presos no ônibus em turnê, mas depois de cinco minutos voltam a ser melhores amigos. Jason tem também uma filha chamada Abigail, que pode ser vista no clipe da música "Hearts Burst Into Fire".
Baixo:
§ Baixo Music Man Bongo 4 cordas - Black.
Michael Thomas
Conhecido também como"Moose Thomas" nasceu em 4 de Junho de 1981, e
é o baterista da banda de MetalcoreBullet For My Valentine.
Originalmente guitarrista da banda Mid Glamorgan no País de Gales, Moose decidiu tocar bateria quando tinha 16 anos. Comprou sua primeira bateria de seu atual companheiro de banda, Michael Paget. Moose está na banda Bullet For My Valentine desde seu início, quando o nome ainda era "Jeff killed John". Moose é considerado, pela crítica, um dos melhores bateristas de metalcore
é o baterista da banda de MetalcoreBullet For My Valentine.
Originalmente guitarrista da banda Mid Glamorgan no País de Gales, Moose decidiu tocar bateria quando tinha 16 anos. Comprou sua primeira bateria de seu atual companheiro de banda, Michael Paget. Moose está na banda Bullet For My Valentine desde seu início, quando o nome ainda era "Jeff killed John". Moose é considerado, pela crítica, um dos melhores bateristas de metalcore
Curiosidades :
Ele é casado, tem dois filhos e um deles se chama Ben. Moose é canhoto .
Ele é casado, tem dois filhos e um deles se chama Ben. Moose é canhoto .
Seu programa de TV favorito é Mythbusters (Caçadores de Mitos). Afirma que sua comida favorita é carne. Sua cor favorita é preto. Seu nome do meio é “David”. Michael David Thomas. Moose descreve o Fever em cinco palavras: “Poderoso, Dinamico, Melodico, Bem-escrito e Fodastico”