segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dica de Leitura - Jogos Vorazes (The Hunger Games)


A história de The Hunger Games é ambientada em um período futurístico não definido, após a destruição da América do Norte, em uma nação chamada Panem. Panem é formada por uma poderosa cidade central, conhecida como Capital, que é rodeada por treze distritos, definidos a partir de uma sequência numérica que vai de 1 a 13. O Distrito 12, onde vive a protagonista, localiza-se em uma região rica em carvão (lugar que, no passado, abrigava a Cordilheira dos Apalaches).
Alguns anos antes do início da história, o distrito 13 tentou se rebelar, mas acabou destruído pela Capital. Para evitar novos levantes e para lembrar às pessoas do seu poder, a Capital criou os Jogos Vorazes, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para toda a população de Panem. Para os Jogos, durante uma celebração chamada Dia da Colheita, são selecionados uma garota e um garoto entre 12 e 18 anos de cada distrito, que são forçados a entrar em uma perigosa arena, controlada pela Capital. Na arena, os competidores, que são denominados tributos, têm que lutar até a morte para, no fim, restar apenas um único sobrevivente.
A história se passa a partir do ponto de vista de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que mora no distrito 12 com a mãe e a irmã quatro anos mais nova. Katniss perdeu o pai quando tinha onze anos em uma explosão numa mina de carvão. Como vive no distrito mais pobre de Panem, Katniss sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta, junto com seu melhor amigo Gale. No dia da colheita, sua irmã mais nova é selecionada para participar dos Jogos Vorazes, mas Katniss acaba se oferecendo no lugar da irmã. O outro participante do Distrito 12 escolhido é Peeta Mellark, um garoto que tem a mesma idade que Katniss, estuda na mesma escola que ela e que, no passado, entregou-lhe um pedaço de pão quando ela vagava pela rua à procura de algum alimento.
Depois de selecionados, Katniss e Peeta são levados para a Capital, onde se encontram com os outros tributos. Eles têm como mentor Haymitch Abernathy, um morador do Distrito 12 que já venceu os Jogos no passado. Na Capital, Katniss conhece Cinna, o seu estilista, que será responsável por sua aparência nas apresentações em público. A longo dos dias na Capital, Katniss e Peeta são submetidos a uma transformação em suas aparências e fazem apresentações em público junto com todos os outros tributos dos Jogos Vorazes. É durante esse tempo que Peeta revela para a população de toda Panem o seu amor não correspondido por Katniss. A garota acredita que a atitude dele faz parte de sua tática para conseguir patrocinadores para os Jogos (os patrocinadores enviam itens como alimentos, remédios e ferramentas aos tributos) e resolve assumir que também gosta de Peeta.
Os Jogos começam com 11 dos 24 tributos mortos no primeiro dia de competição. Katniss usa suas habilidades com o arco e flecha e também de caça para manter-se viva, enquanto o número de tributos mortos cresce. Alguns dias depois, Katniss forma uma breve aliança com Rue, uma garota de doze anos do distrito 11, que faz Katniss lembrar-se de Prim. Quando Rue é morta por outro tributo, Katniss o mata com uma flechada no pescoço. Ela canta para Rue e envolve seu corpo com flores para demonstrar sua repulsa pela Capital.
Supostamente devido a imagem de “amantes desafortunados” que a audiência tem de Katniss e Peeta, uma nova regra entra em vigor durante os Jogos. Fica estabelecido que dois tributos pertencentes ao mesmo distrito poderão vencer os Jogos. Depois de ouvir isso, Katniss sai à procura de Peeta, de quem ela tinha se afastado por acreditar que ele estava aliado a outros tributos. Quando finalmente Katniss encontra Peeta, ela descobre que ele está bastante ferido. Com isso, ela encontra um abrigo para os dois em uma caverna e cuida dele. Enquanto trata os ferimentos de Peeta, Katniss age como uma garota apaixonada para manter a audiência interessada nos dois.
Quando Katniss e Peeta são os dois últimos tributos, os Idealizadores dos Jogos mudam as regras novamente e, em uma clara tentativa de conduzir os Jogos a um final dramático, dizem que apenas uma pessoa poderá vencer a competição. Mas, no lugar de o casal competir para ver quem sai vitorioso, ambos concordam em cometer suicídio simultaneamente na esperança de que a Capital irá preferir dois vencedores ao invés de nenhum. A estratégia funciona, e Katniss e Peeta são declarados vencedores da 74ª Edição dos Jogos Vorazes.
Embora tenha sobrevivido aos desafios na arena e seja tratada como heroína pela população, Haymitch alerta Katniss de que ela se tornou alvo político por ter desafiado os autoritários líderes de sua sociedade tão publicamente. Ao mesmo tempo, Peeta fica arrasado ao descobrir que seu relacionamento com Katniss foi, pelo menos parcialmente, uma manobra para conquistar a simpatia do público, embora a garota também não tenha certeza de seus próprios sentimentos.

Eu li e recomendo demais!!!!!